sexta-feira, 11 de abril de 2008

Há Lugares Mágicos!

Pelo mundo viajei e mil maravilhas encontrei, mas só no Coração de Portugal a minha alma ressuscitei!

...Saudade é uma palavra que só em nós atinge o verdadeiro significado.

Antes de entrar para a Universidade, decidi parar durante um ano, comprometida a explorar e a conhecer o mundo – e o mundo meus senhores, é grande e belo! Repleto de histórias autênticas que exigem serem contadas e recontadas...existe um mundo maravilhoso lá fora, pronto para nos abrir os horizontes e nos mostrar as potencialidades e a grandiosidade que cada cultura tem para oferecer...e existem algures - pessoas, seres fantásticos que jamais haveríamos de encontrar em nenhum outro lugar. Contudo, apesar de toda essa excelência e fausto, a nada se poderá alguma vez igualar o ilustre sentimento de pertença e as memórias e histórias que fazem de Portugal um país maior.

Esta é a razão pela qual não é necessário ir a muito longe, para encontrarmos lugares também eles repletos de uma exuberância e rejúbilo tal que inflama e não acalma... Sintra, por exemplo, é certamente um daqueles lugares que tem e sempre terá o seu belo encanto, a magia que simplesmente se instala e perdura, que nos exalta e enriquece:




Conhecer Sintra é saber reconhecer milagres:




































Fotos tiradas na Quinta Da Regaleira:
















A fotografia em baixo que tirei da árvore, também na quinta da Regaleira, é absolutamente excepcional pelo facto de me fazer lembrar a Avó willow, a árvore falante do desenho animado da Disney Pocahontas - quando a imaginação não falta:





Gosto particularmente desta imagem, pela expressão e simbolismo que dela transborda! A ânsia eterna e suave transcendência de súplica pelo retorno dos grandiosos Heróis do Mar!

A doce vitória e terrível tragédia que se fundem e nos prendem ao oceano, despertando em nós o tal desejo de querer estar ao pé dele, comtemplá-lo e venerá-lo! Chorar e abraçá-lo!


Um pouco mais a sul do país, eis que se ergue também uma das nossas mais belas relíquias da época antiga, um local que só por ele nos enfeitiça e nos prende à Terra:

"Évora é uma cidade branca como uma ermida.Convergem para ela os caminhos da planície como oresto da esperança dos homens. E como a uma ermida,quem a habita é o silêncio dos séculos do descampadoem redor. Conheço, dos seus espectros, a vertigem daseras, a noite medieva ainda nas ruas que se escondempelos cantos, nas pedras cor do tempo ouço umatropelo de vozes seculares".
Vergílio Ferreira - Carta ao Futuro


















Templo de Diana:





















Capela dos Ossos:


Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos...

2 comentários:

Only Words disse...

Eu diria que não há lugares mágicos em Portugal, pelo contrário, Portugal é um país mágico, com lugares de rara beleza, com um património humano e construído, únicos. Tenho o privilégio de conhecer este canto do mundo de uma ponta à outra, de cima para baixo, de todos os lados possíveis e imaginários (a minha profissão permitiu-me isto). Posso afirmar que serão poucos os locais por onde não passei. Já viajei por outros países e não conheço nada que se equipare ao meu país. E não, não se trata de patriotismo, mas sim de justiça a um Portugal que poucos conhecem e teimam em não conhecer. Ele há belezas que só olhos e corações sensíveis conseguem sentir e alcançar.

S.Y.Rodrigues - disse...

Concordo plenamente! E acho que não teria dito melhor!