quinta-feira, 23 de abril de 2009

Stress: Retrato de um Assassino

Na semana passada na minha aula de Psicologia do ambiente visionámos um pequeno documentário do National Geographic intitulado:

Creio que me tenha captado a atenção e portanto deu-me o tal “quick” necessário para finalmente escrever algo sobre o stress.

A conclusão é: O STRESS MATA!!!


Pois, digamos que um “pequenino” stress aqui e ali, até nunca fez mal a ninguém...muito bem pelo contrário!
Por exemplo, em tempos em que nos tinhamos que proteger de animais ferozes (ursos, víboras, etc)...sentir um pouco de stress era absolutamente essencial para garantir a nossa sobrevivência...porque era isso que nos fazia reagir e correr dali para fora!
E é certo que nos nossos dias também encontramos por vezes muitos "ursos" e algumas víboras camufladas, mas nada que ponha assim muito em causa a nossa vida...e portanto, nestas alturas em que vamos acumulando o stress, ele começa a tornar-se desadequado...pode até chegar a provocar danos fatais no indivíduo.

Um exemplo de stress que pode desencadear violência é o crowding (percepção de falta de espaço). Quantos de nós é que já não nos sentimos completamente sufocados no meio de uma multidão, mesmo apesar de nem sequer entrarmos contacto com ela (basta ir ao supermercado numa sexta-feira, ao colombo, para perceberem o que estou a falar - em caso de contacto físico mesmo temos o metro e os autocarros)? Contudo, todas estas situações são assim muito passageiras.

Descobriu-se que as pessoas que vivem umas em cima das outras, com pouco espaço para si, estão mais aptas a sentirem mais stress e a se tornarem mais violentas.

Isto porque o homem sempre foi suposto viver num espaço aberto


e não em cidades muito condensadas (como Hong Kong ou Chicago).


Verificou-se também, tal como os homens, que os animais por seu lado, também são grandemente afectados pelo stress. Foi descoberto que os veados, machos alfa (os chefes no topo da hierarquia) morriam ao fim de 7 anos com tumores cerebrais. Isto devido ao stress continuo, da vigilância que era necessária para proteger a sua colónia, fêmeas e ninhadas.
Também existe um estudo que diz que ruído mata 50 mil pessoas por ano na União Europeia. O meu professor, foi um dos colaboradores deste estudo. Segundo ele, aparentemente, o ruído (algo que nunca iríamos associar a mortes) é uma grande fonte de stress, que por sua vez faz aumentar o ritmo cardíaco, perturba os sistemas que não são imediatamente essenciais à vida (como o sistema imunitário), podendo levar a ataques cardíacos!

E é aqui que fica a porta para o debate! Afinal será o Stress um real assassino?

Outros investigadores sugerem que deveria ser feita uma diferença entre o Bom (Eustress) e o Mau Stress (Distress).
Ou seja, determinados níveis de stress podem ser funcionais para levar uma pessoas a reagir rapidamente, por vezes pode ser bastante adaptativo, quando enfrentamos uma real fonte de perigo (ladrão, um acidente)...mas quando prolongado no tempo, sem que exista uma resposta adequada a esse stress, tem efeitos muito negativos, podendo mesmo levar à nossa morte prematura.
Uma boa solução, ou mecanismo de coping, seria o humor. Bons níveis de humor, predizem uma maior saúde e longevidade. Seria neste aspecto que locais de trabalho deveriam começar a investir, ou seja, proporcionar um ambiente de Bem-estar aos seus trabalhadores, para diminuir o número de doenças e aumentar a produtividade, já que trabalhadores felizes fazem sempre muito mais e melhor.
Portanto, nunca se esqueça de encontrar formas de Sorrir e Estar-Bem consigo próprio!

2 comentários:

Sara M. disse...

ai.. estas são más noticias, apesar de nao ser nda mto surpreendente, todos sabemos que stress a mais faz mal mas é spe mau o confronto com dados cientificos.
eu sou um bocadinho stressadinha demais. tenho de ver se isto acalma.

*

S.Y.Rodrigues - disse...

wow, a minha intenção nem era deprimir ninguém! Era mais um estado de alerta que temos que fazer mais para garantir o nosso bem-estar! mas acho que tens razão, o título deveria ser mais algo do estilo: "Stress, o que fazer com ele?" Porque quer acredites ou não o "stress bom" pode até contibuir para o bem-estar, talvez escreva sobre isso noutra altura...mas entretanto procura momentos de relaxamento,ficámos de combinar um pick Nick!